Tendências Mercado Financeiro

A década de 2020 tem sido um período de grande transformação para o setor financeiro, no Brasil e no mundo. Novas demandas do mercado, tanto pelos bancos e IFs quanto pelos clientes, e oportunidades de negócio, impulsionadas pelos avanços tecnológicos dos últimos anos, nos deram um horizonte do que podemos esperar daqui em diante.

A era do Open Finance

O Open Finance é o principal horizonte do mercado financeiro para os próximos anos. Seu avanço permite uma integração mais eficiente com outras integrações financeiras e a troca de dados, resultando em mais precisão, mais previsibilidade e uma experiência mais fluída para os usuários, abrindo portas para diversas possibilidades. 

Segurança e transparência

Cybersegurança é uma das principais preocupações do Banco Central. Diante de golpes e outras ameaças provenientes do ambiente digital, investir em medidas avançadas de proteção contra fraudes, campanhas de conscientização e compliance é fundamental para evitar prejuízos para instituições financeiras e inconvenientes para os usuários. 

Inclusão e sustentabilidade

Assim como em muitos outros setores, a busca por negócios alinhados às políticas ESG – sigla do inglês que significa “ambiental, social e governança corporativa” – está cada vez mais em alta. Em longo prazo, a preocupação de instituições com a inclusão financeira e o comprometimento com questões éticas e sociais contribui não só para atrair clientes e investidores, mas para criar um mercado mais sustentável. 

E, claro, a capacidade de se adaptar aos diferentes cenários e continuar inovando será sempre o maior diferencial. Um futuro financeiro mais acessível, conectado e seguro está mais perto do que imaginamos! 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um especialista